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Introdução ao Catecismo de Heidelberg
Introdução ao Catecismo de Heidelberg

INTRODUÇÃO AO CATECISMO DE H

 

Introdução ao Catecismo de Heidelberg

 

A palavra em si

Se a palavra catecismo não lhe parece comum, não estranhe. Ela não é tão usada hoje como foi no passado. Contudo, não é uma palavra complicada. Rastreando sua origem, veremos que surge da palavra grega katecheo, que significa simplesmente ensino, especialmente o de um instrutor falando face-a-face com os alunos. Catecismo é também uma palavra encontrada na Bíblia, embora não apareça em nossas traduções ao português, nem em sua forma substantiva, catecismo, nem como verbo, catequizar. Contudo, a palavra original em grego é encontrada, por exemplo, em Lucas 1.4, onde o evangelista explica que escreveu a Teófilo: “uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído”. É de se presumir, então, que Teófilo tenha aprendido sobre a salvação em Jesus Cristo ouvindo a pregação ou algum tipo de instrução oral. Lucas, inspirado pelo Espírito Santo, fornece uma exposição escrita sobre quem é e o que fez Jesus Cristo. Outros versos bíblicos usam o verbo catequizar, incluindo Atos 18.24-25 e Gálatas 6.6. Novamente o termo é traduzido como instrução. A estrutura básica

Um catecismo, então, é uma ferramenta de ensino especialmente projetada para a instrução oral. Isso também explica por que o Catecismo de Heidelberg foi montado, bem como outros catecismos, no formato de perguntas e respostas. Ao lê-lo, é como se você estivesse numa sala de aula, com o professor fazendo perguntas e os alunos respondendo. Além disso, as respostas no Catecismo são realmente bem curtas e cuidadosamente estruturadas. Algumas até mesmo possuem um tom ou ritmo poético. Tudo isso ajuda a memorizar o Catecismo e torná-lo uma ferramenta útil para instruir as pessoas nas verdades básicas da salvação em Jesus Cristo. Há 129 perguntas e respostas no Catecismo, divididas em 52 seções chamadas de Dias do Senhor. A abreviatura adotada para cada Dia do Senhor é DS. Após o primeiro e introdutório Dia do Senhor sobre o tema central do conforto, o Catecismo de Heidelberg divide-se em três partes principais:

• Nossos pecados e miséria (DS 2-4)

• Nossa salvação do pecado (DS 5-31)

• Nossa gratidão a Deus por tal salvação (DS 32-52)

Nos Dias do Senhor 8-22, a segunda parte do Catecismo contém uma extensa explanação do Credo dos Apóstolos, um dos credos ecumênicos mais amplamente usados. A terceira parte fornece detalhada instrução sobre os Dez Mandamentos (DS 34-44) e a Oração do Senhor (DS 46-52).

A Bíblia e o Catecismo

O Catecismo não é um substituto à Escritura. Ele deve nos conduzir ao aprofundamento na Palavra de Deus, não a descartá-la. Eis por que abaixo de cada Dia do Senhor você verá listas de referências bíblicas, frequentemente chamadas de textos-prova.

Porque foi escrito?

O Catecismo de Heidelberg foi primeiramente publicado no território alemão chamado Palatinado em 19 de Janeiro de 1563. Seus dois autores principais foram Zacarias Ursino e Gaspar Oleviano. Contudo, foi um oficial do governo, Eleitor Frederico III, que iniciou o projeto inteiro. Você pode ler mais sobre as circunstâncias que conduziram à publicação do Catecismo na seção História.

Esse mesmo homem, Eleitor Frederico III, escreveu um prefácio à primeira edição do Catecismo. Esse prefácio nos dá uma boa ideia do por que o Catecismo de Heidelberg foi escrito. É interessante ver que muitas das suas motivações ainda são inteiramente relevantes hoje. Eis um sumário dos principais pontos mencionados por Frederico III.

A igreja precisa crescer sempre

Frederico III gratamente reconheceu que alguns de seus predecessores trabalharam arduamente para melhorar o entendimento que as pessoas tinham da Bíblia, bem como a aplicação dela na vida diária. Assim, como se costuma dizer, o que era bom poderia ficar ainda melhor. Contudo, a Bíblia é um livro grande, com muitas verdades, algumas das quais reveladas em escritos históricos, outras em textos poéticos e outras ainda em visões. Às vezes é desafiador encaixar todos esses detalhes em um todo coerente. E se alguém não capta a figura maior, como irá perceber os detalhes, e aplicá-los sozinho à sua vida diária? Precisamente aqui é onde o Catecismo ajuda a igreja a avançar. Ele fornece um guia acessível do quadro geral e também mostra aos cristãos como começar a aplicar a Escritura a cada detalhe da vida diária.

Os jovens são o futuro da Igreja

Quer tenham vivido no século dezesseis ou estejam sentadas no quarto de casa agora mesmo, crianças ainda são crianças, e adolescentes ainda são adolescentes. Por natureza, eles não se inclinam a apanhar a Palavra de Deus e lê-la de capa a capa. Mas, ao mesmo tempo, se eles não aprenderem bem o Evangelho da Salvação, o futuro da igreja começará a parecer bem tenebroso, não é mesmo? O Catecismo é especialmente dirigido aos jovens. Ele fala num nível que eles podem compreender. Faz perguntas para as quais desejam respostas. Usar o Catecismo com a juventude da igreja trará abundância de frutos de justiça para as gerações vindouras.

Os pastores nem sempre são coerentes uns com os outros

Muitos pregadores são trabalhadores ardorosos e sinceros que merecem o nosso respeito (1Tm 5.17). Eles dão o melhor de si para explicar a Palavra de Deus à congregação. Contudo, sejamos sinceros, cada pastor tem suas doutrinas favoritas sobre as quais adora falar. E pode acabar pulando outras doutrinas, ainda que sem intenção. Além disso, um pastor pode explicar o significado da morte de Cristo de um jeito, enquanto o pastor de outra congregação o fará de modo diferente. Algumas vezes as duas abordagens são harmoniosas, mas outras vezes causam confusão. Os pregadores não têm de ser cópias mimeografadas uns dos outros, mas a coerência entre eles é um bom caminho para o fortalecimento da igreja. O Catecismo foi escrito para encorajar a pregação e o ensino com coerência e consistência entre os pastores.

Crentes curiosos às vezes se prendem a questões irrelevantes

Falando de modo geral, a curiosidade é algo bom. É questionando que se aprende. No entanto, há outro lado dessa moeda. Às vezes os cristãos enredam-se em questões para as quais não há uma resposta na Bíblia. Ou o assunto em discussão é realmente trivial quando se contempla o esquema maior. O que Deus estava fazendo antes de criar o mundo? Os anjos têm duas ou seis asas? O Catecismo nos ensina a fazer perguntas genuinamente importantes. De fato, muitas das questões feitas no Catecismo têm significado não só para esta vida, mas para a vida eterna. Aprender a fazer perguntas realmente proveitosas é outra forte razão para usar o Catecismo.

Reconhecer heresias é muitas vezes mais difícil do que se pensa

Muitos heréticos soam surpreendentemente ortodoxos. Citam a Deus Pai, Filho, e Espírito Santo. Proclamam a morte de Cristo na cruz, e chamam as pessoas a que confiem no eterno Filho de Deus. Contudo, como os bereianos (At 17.11), somos chamados a comparar todo e qualquer ensino com os padrões inspirados da Santa Palavra de Deus. Mas quem tem tempo para fazer isso de modo consistente? Quem tem conhecimento suficiente da Bíblia na ponta dos dedos para discernir a verdade do erro, de modo eficiente e preciso? Certamente, qualquer ajuda que possamos obter para identificar heresias é

mais do que bem-vinda. E essa é outra coisa que o Catecismo tem a oferecer. Não podemos fugir da tarefa de apontar erros, e de nos afastarmos deles, para nosso próprio bem-estar espiritual.

Esses são alguns dos motivos principais que o Eleitor Frederico III tinha no coração quando encomendou a publicação do Catecismo de Heidelberg. Se desejar ler por si mesmo o prefácio inteiro, esse é um dos recursos disponíveis neste site. Basta clicar aqui.

Esperamos que você perceba que as razões de Frederico III para ter um catecismo ainda são relevantes para a igreja hoje. Se o povo de Deus necessitava de um resumo fiel da Escritura lá no século dezesseis, nós ainda precisamos disto no século vinte e um — talvez ainda mais urgentemente.

 

Fonte:http://www.heidelberg-catechism.com/pt/